Repleta de belezas e encantos naturais, a cidade de Nova Veneza também traz incríveis construções arquitetônicas no turismo religioso.
Vamos mostrar neste artigo três bons motivos para visitar a italianíssima cidade de Nova Veneza quando o assunto são os templos e as artes envolvidas em suas construções.
O município conta com um Santuário de Nossa Senhora do Caravaggio, na comunidade que leva o mesmo nome, além da igreja matriz que lembra muito as edificações das igrejas seculares italianas.
A igreja matriz São Marcos, por exemplo, tem como padroeiro o mesmo santo que a Basílica de São Marcos em Veneza, na Itália. Muito da obra foi inspirada na construção do templo italiano.
Há também belas edificações no interior do município, como a igreja da comunidade de São Bento Baixo, dedicada a São João Batista, e que vamos mostrar aqui também.
Motivos para visitar a São Marcos no centro de Nova Veneza
A Paróquia São Marcos de Nova Veneza não é admirada somente pela sua grandiosidade arquitetônica, mas também pelo seu interior rico em belas obras de arte, sua fundação foi em 1916. Sobre a porta principal encontra-se uma escultura em bronze do Leão de São Marcos doada pelo governo Vêneto.
O campanário abriga quatro sinos que propagam sons melodiosos e suas batidas diferenciam de acordo com a mensagem a ser levada. De seus alto-falantes ecoam há mais de sessenta anos a Voz do Leão de São Marcos, um serviço de informação comunitária.
O relógio foi trazido de Turim, na Itália, no ano de 1922, e no Brasil existem apenas dois desses modelos.
Na parte de dentro a igreja São Marcos é pura obra de arte, com dezenas de obras sacras muito antigas, altares, pinturas e trabalhos minuciosos em madeira. Uma verdadeira relíquia no Centro de Nova Veneza, que merece ser visitada.
Santuário de Nossa Senhora do Caravaggio aberto o ano inteiro!
Situado na comunidade que leva o mesmo nome do Santuário, o templo chama a atenção de longe na rodovia que leva ao município de Nova Veneza. Seu domo é imponente e a paisagem fica ainda mais bela com a serra ao fundo.
O Santuário atrai todos os anos milhares de fiéis ao templo que abriga um gruta que jorra água potável para os fiéis que chegam sedentos depois de penitências e caminhadas até o Santuário.
A estrutura interior com arcos de ferro dão um ar de grandeza e imponência ao interior do recinto.
A obra de arte da comunidade de São Bento Baixo em Nova Veneza
Não são só os centros urbanos de Nova Veneza que possuem templos bonitos e históricos, a comunidade de São Bento Baixo no interior do município esconde a bela igreja de São João Batista.
A estrutura também lembra muito a igreja matriz São Marcos, mas possui alguns detalhes únicos, que a tornam mais um ponto turístico a ser visitado na cidade.
Aproveite todo o conforto e hospitalidade da Pousada Di Venezia para visitar as edificações sacras de Nova Veneza.