A Pousada Di Venezia é um dos locais mais encantadores de Nova Veneza, no sul catarinense. Uma pousada charmosa no estilo arquitetônico italiano, em meio a mata atlântica preservada, com um ar puro de qualidade e cheia de belezas naturais.
Esse pedacinho do paraíso preserva algumas das espécies de fauna e flora mais tradicionais do bioma da mata atlântica. Falaremos, em especial neste artigo, de uma das árvores nativas que crescem abundantemente em nossos domínios e que estão seguras, catalogadas e preservadas por aqui: a juçara!
Cada região do país conhece por um nome, afinal, em um país continental como o nosso, é normal acontecer variações de nomes, mas via de regra, a palmeira em questão é a Juçara, também conhecida como içara, jiçara, palmito-juçara, palmito-doce, palmiteiro ou ripeira.
A árvore é muito conhecida nas cidades do interior do Brasil, por dar origem ao palmito do tipo Juçara e o Açaí Juçara, e por isso está ameaçada de extinção, devido a alta procura pelos palmitos.
Muitas vezes o corte da árvore ocorre de maneira clandestina e em locais de área de preservação permanente, e não são feitos os plantios necessários para que a espécie volte a prosperar na natureza, fazendo com que ela suma rapidamente da paisagem. Essa já é uma triste realidade nos municípios mais desenvolvidos e longe das áreas rurais.
Juçaras são abundantes na Pousada Di Venezia
As palmeiras do tipo Juçara, são rapidamente percebidas em meio a natureza por causa de seu formato “fino”, comparado às palmeiras tradicionais, que possuem um tronco mais grosso e folhas mais frondosas.
De porte médio para grande, as juçaras podem atingir entre oito e 15 metros de altura, com aproximadamente 15 centímetros de diâmetro. A sua floração é branca e em cacho, e acontece entre setembro e dezembro. Curiosidades da espécie:
Nome científico: Euterpe edulis
Espécie: E. edulis
Classe: Liliopsida
Divisão: Magnoliophyta
Família: Arecaceae
Ordem: Arecales
Reino: Plantae
Fonte de alimento para humanos e animais
A sua semente e seus frutos alimentam diversos animais. Podemos citar que aproximadamente 80 espécies da nossa fauna, que vão de tucanos, sabiás e periquitos, à maritacas, jacus, tatus e capivaras, entre outros, aproveitam os seus frutos e sementes como alimentos.
Detalhe: por frutificar no inverno, período em que as outras árvores estão sob estresse hídrico devido ao período seco, a juçara torna-se fundamental à manutenção desses bichos.
Serve também de alimento para o homem, já que suas palmeiras fornecem palmito, frutos, açúcar, óleo, cera, fibras, material para construções rústicas, matéria-prima para a produção de celulose, entre outras aplicações.
Da mesma forma que o açaí amazonense, o fruto da palmeira Juçara, pode ser utilizado como alimento funcional, é fonte de gorduras boas, fibras alimentares, vitaminas, minerais e elevado poder antioxidante, combatendo o envelhecimento.
Ainda sobre os benefícios da Juçara em nosso organismo
A palmeira do tipo Juçara ainda fornece energia e impulsiona a atividade física, por meio de seus frutos. Ela também contém ferro, que constrói músculos e previne a anemia. Rica em fibra, a alta concentração no açaí juçara atua no bom funcionamento intestinal, combate a prisão de ventre e proporciona saciedade.
Os benefícios são garantidos pela alta concentração de cálcio do açaí juçara, mineral que atua como matéria-prima para a construção e renovação óssea contínua, evitando o enfraquecimento dos ossos. Outro ponto a favor do açaí juçara é que ele é rico em potássio, outro nutriente que ajuda a manter os ossos fortes.
Plantio de mudas e sementes na Pousada Di Venezia
Uma palmeira com muitos benefícios para nós humanos e para toda uma cadeia de animais presentes na natureza. A preservação desta espécie é uma de nossas prioridades em nossa propriedade, pois sabemos que um mundo melhor e um futuro com natureza preservada, dependem de cada gesto no presente.
A Pousada Di Venezia segue replantando mudas e ajudando a espalhar sementes da espécie de palmeira Juçara entre as matas e trilhas, além dela fazer parte da decoração ornamental da Pousada, agora novas mudas surgem na mata atlântica.
Venha passar um tempo na Pousada Di Venezia e se encante com todas as belezas que a natureza oferece!