Nova Veneza é o típico município do interior do estado que esconde muitas belezas e riquezas culturais e arquitetônicas. A simpática e hospitaleira Nova Veneza, fundada por imigrantes italianos, é um dos destinos certos para quem visita Santa Catarina e quer conhecer mais sobre a cultura e as tradições italianas sem precisar, necessariamente, ir até a Itália.
Esse pedacinho da Itália fica no sul catarinense, ao lado de Criciúma e em torno de 220 km da capital, Florianópolis. E o que fazer em Nova Veneza? Bem, lugares para visitar, fotografar e se encantar, não faltam. Vamos conferir alguns lugares indispensáveis na sua visita por aqui?
Pórtico da entrada da cidade é um dos grandes monumentos
O pórtico de Nova Veneza fica na entrada principal da cidade. O monumento, construído em pedra basalto, possui dois arcos e acima deles ficam as bandeiras do Brasil e da Itália, e também do município de Nova Veneza e do estado de Santa Catarina.
Na rotatória, logo à frente, fica o Monumento ao Imigrante Italiano, representado por um casal de camponeses. Compõem ainda o pórtico personagens do Carnevale Di Venezia, o famoso Baile de Máscaras, outro grande atrativo do município.
O local mais admirado: Praça Humberto Bortoluzzi
A praça central de Nova Veneza leva o nome do primeiro brasileiro filho de imigrantes italianos nascido na região. O espaço ajardinado e arborizado é o mais fotografado pelos turistas que disputam uma atração especial!
Além dos restaurantes com comidas típicas da gastronomia italiana, do comércio diversificado em seu entorno, há um laguinho na praça onde fica uma autêntica gôndola veneziana. Aliás, é uma das raras gôndolas originais de Veneza, na Itália, fora do seu país de origem, o nome dela é Lucille.
Doada pelo governo italiano, ela é uma embarcação legítima que fazia passeios nos canais de Veneza no passado, e agora é a estrela principal que coroa o Centro de Nova Veneza.
Sempre que precisa de reparos ou reformas para manter toda a sua beleza e seu esplendor, especialistas da Itália vêm até o município para averiguar a gôndola e deixá-la ainda mais bela e charmosa.
Ponte dei Morosi e as promessas de amor!
A Ponte dos Namorados foi inaugurada no final de 2016 e é uma estrutura metálica para pedestres, situada ao lado da ponte comum para automóveis. Nas grades da cabeceira da ponte é comum os namorados deixarem um cadeado, como forma de selar o amor eterno, jogando a chave no rio.
A Ponte dei Morosi rende ótimas fotos e é usada em muitos ensaios fotográficos devido ao seu formato arquitetônico, que lembra as pontes e passarelas européias. Além de possuir flores e decorações especiais em datas temáticas do ano, o que deixa a ponte ainda mais bela e convidativa à visita.
A linda e imponente igreja de São Marcos
A Paróquia de São Marcos é a matriz da cidade e foi construída em 1912. Fica numa parte alta da cidade, ao lado do museu do Imigrante e os dois juntos formam um belo cenário.
A torre possui três sinos e um relógio importado de Turim, na Itália. Seu interior é bem decorado e rico em obras de arte. Quem entra pela primeira vez fica impressionado com a quantidade de detalhes na igreja.
Independente da sua crença, vale a pena conferir a igreja e todos os seus detalhes históricos, bem como suas obras de artes sacras, que nos deixam com a sensação de estarmos em uma legítima igreja européia.
O Museu do Imigrante Italiano é destino certo para conhecer mais sobre a cidade!
Inaugurado em 1991, o Museu do Imigrante foi criado para comemorar o centenário da colonização de Nova Veneza. O acervo é composto por peças doadas por moradores do município, na maioria descendentes diretos dos primeiros imigrantes italianos que colonizaram essas terras, que antes eram apenas matas fechadas.
O prédio que abriga o museu fica ao lado da igreja matriz, a Paróquia São Marcos, e é uma das construções mais antigas da cidade. O prédio histórico, teve várias funções importantes ao longo dos anos, como casa paroquial, prefeitura e câmara de vereadores, por exemplo. O Museu do Imigrante fica aberto também durante os fins de semana e vale a pena a visita.
O Palazzo Delle Acque
O Palazzo Delle Acque, ou Palácio das Águas, é uma construção que foi inspirada na arquitetura italiana e é, basicamente, o Centro de Eventos de Nova Veneza, nele ocorrem os principais eventos e festas do município, incluindo um dos mais famosos do calendário de Nova Veneza, o Baile de Máscaras.
Vale a pena a visita à estrutura devido a sua temática arquitetônica e o interior, que é belo e muito bem decorado.
No interior da cidade a beleza da Casa de Pedra
Afastada do centro, pouco mais de 2 km, ficam as Casas de Pedra. Elas são um conjunto arquitetônico com casas de pedra de basalto, construídas a partir de 1981. O interior das casas guarda objetos da família Bratti, dona do museu e do Restaurante Veneza.
Ao todo são três casas cercadas por uma taipa de pedra, formando um belo cenário. A entrada não é gratuita, mas o valor cobrado é simbólico e como tudo no município, vale a pena a visita.
Turismo religioso com o imponente Santuário Nossa Senhora de Caravaggio
O Santuário de Nossa Senhora de Caravaggio fica no distrito de Caravaggio. Construído em 1963, é um importante centro de peregrinação da região.
O interior do santuário possui belas pinturas e uma gruta com a imagem de Nossa Senhora, com água corrente de fonte natural. O santuário atrai milhares de fiéis todos os anos para a festa. O santuário é conhecido por promover uma das maiores peregrinações do sul catarinense.
A bela Barragem do Rio São Bento e a igreja submersa
A Barragem do Rio São Bento, na verdade, fica no município de Siderópolis, cidade vizinha à Nova Veneza. Porém, pela proximidade com as áreas urbanas de Nova Veneza, pode ser considerada como uma opção de turismo na cidade.
A barragem é um belíssimo cenário, que une um grande lago com águas puras e verdes, com a cadeia de montanhas do pé da Serra ao fundo. Margeando a represa há um mirante, em que é possível avistar a torre da antiga igreja submersa.
Antes da inundação para a construção da barragem, existia uma comunidade no local. Para preservar a memória do povoado, se manteve a torre da antiga igreja da comunidade. Uma edificação que sai das águas solitária, e que garante uma bela cena da grandiosidade do lago criado para fornecimento de água para a região.
A Vinícola Borgo e o castelo de pedra
No interior de Nova Veneza, um pouco distante do centro, existe uma construção que chama a atenção na paisagem, em meio aos arrozais que tomam conta da paisagem nos campos, surge um pequeno castelo, a Vinícola Borgo!
O espaço pertence à família Borgo e está sempre aberto para visitas guiadas com degustação de vinhos, licores, cachaças e outros produtos coloniais, produzidos no próprio município. A vista do castelo é incrível, já que fica aos pés de grandes montanhas que fazem parte da serra.
O Santuário Ecológico do Aguaí
O Santuário Ecológico do Aguaí, como o próprio nome sugere, é um local de preservação ambiental, em que é possível realizar trilhas em meio a natureza com o mais puro ar da floresta típica da mata atlântica.
Em meio as trilhas há também construções e monumentos que lembram a cultura e a arquitetura italiana. Como um anfiteatro muito utilizado para eventos como shows, casamentos e outras festas.
Também está no Aguaí, aquela que é considerada a menor igreja do mundo, dedicada a São Francisco de Assis, protetor dos animais, a igrejinha também é palco de casamentos e visita de turistas de todos os cantos.
O local conta ainda com uma tirolesa para os mais corajosos ou pedalinhos para os mais calmos e românticos. Além é claro, de contar com um restaurante repleto de doces e salgados da mais saborosa gastronomia típica italiana.
Natureza e aventura da Pousada di Venezia
A Pousada Di Venezia tem muitos diferenciais e motivos para que a gente queira nos hospedar nela. Além do contato com a natureza, os animais, as trilhas, o voo de balão e a imersão na cultura italiana, a pousada oferece uma paisagem fenomenal das montanhas que formam a serra.
Além de que a Pousada Di Venezia fica praticamente ao lado de locais como o Santuário Ecológico do Aguaí e a Vinícola Borgo, além de ter um trajeto de asfalto até o centro da cidade, com todas as atrações que mencionamos acima, em um trajeto que leva menos de 15 minutos em uma estrada cheia de belos cenários de campos e montanhas.
Fotos: @zeronconi