Arquitetura dos arcos italianos dominam paisagem da Pousada Di Venezia

Nova Veneza é linda por natureza e tem lugares incríveis para se visitar! Com seus campos e montanhas que surgem na paisagem até onde a vista alcança. As pedras que serpenteiam as estradas e estão em meio às pastagens. Os rios de águas puras e límpidas que cortam a mata atlântica preservada, além de tudo isso, existe toda a arquitetura típica italiana, como os arcos romanos, que dominam o interior e o centro da cidade.

Na Pousada Di Venezia, o clima italiano também está presente na arquitetura das edificações. Os tijolos à vista remetem às construções históricas da Itália, bem como à arquitetura tradicional do país italiano.

Mas são os arcos que dominam a paisagem na Pousada Di Venezia. Arcos que, assim como os tijolos, estão ligados à arquitetura italiana.

Origem e seu uso durante o Império Romano


Para explicarmos porque a Pousada Di Venezia usa os arcos em sua arquitetura, temos que voltar um pouco no tempo para explicar a origem dos arcos no Império Romano. Lá no passado, os arcos eram utilizados com frequência por razões de engenharia. 

Além disso, os arcos permitem uma melhor distribuição do peso e maiores vãos, comparados ao sistema de pilares/colunas e arquitraves gregas. O arco romano funciona por meio de um sistema de distribuição de cargas que convergem das aduelas para os pilares, travado pela colocação final de uma pedra-chave no meio do vão.

Este conhecimento teve um enorme impacto na arquitetura romana e, como resultado, os romanos passaram a utilizá-los em aquedutos, anfiteatros, como o mais famoso de todos, o Coliseu, e nos templos religiosos, desde os templos dos deuses romanos até a Igreja atual.

É possível definir que um arco serviria, portanto, como um símbolo perfeito para o triunfo dos romanos e a perfeição de sua sociedade, sendo a marca Romana em sua arquitetura.

Arcos se tornaram símbolos de beleza, homenagens e vitórias!


O arco triunfal ou arco do triunfo, como o de Paris, na França, é uma estrutura monumental no formato de um arco com uma ou mais passagens, geralmente projetado para ter a largura de uma estrada ou de uma rua.

Em sua forma mais simples, consiste de dois poderosos pilares sustentando um arco, coroado por um entablamento plano ou um ático no qual estátuas ou inscrições monumentais podem ser instaladas.

A estrutura principal é geralmente decorada com esculturas, relevos e dedicatórias. Arcos triunfais mais elaborados podem ter mais de uma passagem em múltiplas direções.

Arcos da Pousada Di Venezia

Garanto que você olhará os arcos de outra forma com este conhecimento. Eles não existem apenas para “embelezar” um ambiente. Existe toda uma história e simbologia por trás dos arcos. Abaixo você confere as belezas dos arcos da Pousada Di Venezia. 

Venha visitar esse pedacinho da Itália em Nova Veneza, saiba mais sobre a Pousada Di Venezia neste link!